Curso DEA Energia da Vida
No Brasil, mais de 1.100 pessoas morrem por dia devido a problemas cardíacos. A maior parte dos casos de parada cardíaca ocorre fora do hospital e, infelizmente, quase todos chegam a óbito antes de receber os cuidados hospitalares.
Sabe-se que o uso do desfibrilador externo automático (DEA) é uma maneira comprovadamente eficaz para fazer o coração voltar a bater em quase todos os casos de parada cardíaca, mas deve ser aplicado em menos de 5 minutos.
Este curso é desenvolvido para treinar pessoas em habilidades de salvamento necessárias para ser um membro ou líder de equipe de atendimento pré-hospitalar, onde o participante aprenderá a realizar avaliações e intervenções não invasivas nas emergências cardiovasculares, com o princípio de manter e/ou restabelecer as funções vitais da vítima até a chegada dos cuidados médicos.
Conteúdo:
- Epidemiologia: A realidade da morte súbita no Brasil
- Ataque cardíaco e parada cardiorrespiratória (PCR
- Reconhecimento e ações para salvar uma vida
- Atendimento à vitimas de Parada Cardiorespiratória com a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP)
- O que é o DEA e sua importância
- Uso do Desfibrilador Externo Automático
Treinos para aquisição das habilidades:
- Manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP)
- Uso do DEA
- Uso do DEA em equipes: organização, coordenação e trabalho em equipe
Referências:
O curso segue as recomendações, protocolos e diretrizes da American Heart Association (AHA), European Resuscitation Council (ERC), Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Hartford Consensus – American College of Surgeons (ACS), Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado (PHTLS) e do International Trauma Life Support (ITLS).
Carga Horária:
4 horas
Público Alvo:
O curso é livre, independente da formação, abrange leigos, estudantes até profissionais da saúde.