Notícias

Saiba a diferença entre os sintomas de dengue, zika e chikungunya

Notícia > Saúde > Saiba a diferença entre os sintomas de dengue, zika e chikungunya

Edição do dia 04/12/2015
04/12/2015 08h58 - Atualizado em 04/12/2015 13h04
Saiba a diferença entre os sintomas de dengue, chikungunya e zika
Campinas, no interior de São Paulo, teve neste ano a maior epidemia de dengue da história da cidade: foram 65 mil casos. Já são 15 mortes.
FACEBOOK
Campinas, no interior de São Paulo, teve neste ano a maior epidemia de dengue da história da cidade. A ordem agora é combater os focos do mosquito para afastar o risco da chegada do vírus zika.
A cidade teve quatro casos de microcefalia em 2015 e as autoridades de saúde investigam se eles têm relação com o zika vírus. Campinas teve também 65 mil casos de dengue. Já são 15 mortes, cinco a mais do que no ano passado. Confira mais informações no vídeo acima.
Sintomas
Muita gente se confunde se está com dengue, chikungunya ou zika porque os sintomas são muito parecidos. Mas algumas diferenças podem ajudar na hora de fazer diagnóstico.
A febre, por exemplo, no caso da dengue e da chikungunya, é alta. Na zika, é baixa. A zika apresenta dores leves nas articulações. Na chikungunya, essa dor é intensa e pode durar meses. E moderada no caso da dengue.
As manchas vermelhas podem aparecer nas três doenças, mais frequentemente na zika. A coceira pode ser mais intensa na zika; leve na chikungunya e na dengue.
Já a vermelhidão nos olhos só aparece na zika e na chikungunya. Os pacientes com dengue não costumam ficar com os olhos vermelhos 

04/12/2015
Fonte: G1 São Paulo - http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/12/saiba-diferenca-entre-os-sintomas-de-dengue-chikungunya-e-zika.html
Twitter
FaceBook
voltar